quarta-feira, 23 de junho de 2010

Aprendendo Java - Aula 1 - Helo World - Java

Esse material é destinado a quem nunca programou Java ou outra linguagem qualquer, no caso de não ter programado nenhuma linguagem sugiro que siga uma outra serie de artigo que estarei postando sobre Logica de Programação e também Orientação a Objetos.

Inicialmente para trabalharmos com o Java precisamos de uma de suas IDE´s instaladas, que pode ser NetBeans ou Eclipse, ambas de distribuição gratuita.

download do netbeans esta disponivel no link:
netbeans.org/downloads/index.html

já o eclipse se encontra disponivel para download no link:
www.eclipse.org/downloads/

Nos exemplos utilizaremos o NetBeans, mas nada impede que você utilze o eclipse ou outro sua preferencia.

Primeiramente iremos abir o NetBeans e clicar em Arquivo -> Novo Projeto.
Em seguida abrirá uma janela semelhante a abaixo onde iremos selecionar em Categorias: Java, e em Projetos: Aplicativo Java, e em seguida em Próximo.


Agora iremos preenche o nome do projeto com HeloWorld, selecionar tambem a pasta onde ficará nosso código, após isso clique em Concluir.

Pronto, nossa aplicação Helo World está quase pronta, agora iremos apenas colocar o código de exibição do Hello World em uma console.
Para isso acrescentaremos o código:

System.out.println("Helo World");

Ele deve vir dentro do Método Main assim como a figura abaixo.



Agora é somente compilar sua aplicação :-)

Estou preparando os outros materia que postarei 1 por dia, pois estarei trabalhando em material Avançado Java e C# além de outras dicas.

Não esqueçam de nos seguir em nosso twitter:
twitter.com/devdicas

Abraços

Autor: Carlos Bueno

Um comentário:

  1. Gostei do post, está bem detalhado. Porém, eu tenho uma sugestão pra lhe dar. Eu acho que, para quem está começando, seria melhor aprender a criar seu próprio arquivo .java num bloco de notas, ou outro editor de textos qualquer e depois compila-lo com o comando javac. Não estou dizendo que usar uma IDE seja errado, mas pra começar, na minha opinião, é melhor ensinar de um jeito mais "rústico".

    ResponderExcluir